domingo, 8 de junho de 2014

Treinamento intervalado de alta intensidade

Olá meus amores!!!
Tudo bom???
Hoje eu quero compartilhar com vocês uma matéria que eu li a alguns dias atrás na Revista Veja publicada em 14 de agosto de 2013. Na verdade fiz um resumo da matéria que achei muito interessante, principalmente porque o tipo de atividade física que estou praticando (vou falar sobre isso em outro post) está relacionado em parte com essa modalidade...
Então abaixo segue o resumo da matéria...
(...) Doze minutos, sete minutos, dois minutos, o cardápio do HIIT, sigla em inglês para o que em português se chama treinamento intervalado de alta intensidade, desperta interesse imediato da maioria semissedentária que entende a importância de se exercitar, mas tem pouco tempo, paciência ou fôlego.
Pesquisas feitas em 2008 e aperfeiçoadas em novos estudos mostram que esse tipo de treinamento queima gordura, melhora a sensibilidade à insulina, aumenta a massa muscular, diminui as taxas de colesterol e dá ânimo a quem o pratica. A eficiência decorre do fato de que ele atua sobre todos os tipos de fibras musculares, o que é especialmente benéfico para o sistema cardiovascular.
A eficácia dos exercícios puxados, de pouca duração e intervalados com breve instantes de descanso, é baseada em princípios já conhecidos. O esforço intenso atua poderosamente sobre vários grupos musculares. O que acontece entre as arrancadas é igualmente importante. “Saltar de uma atividade muito intensa para outra moderada e depois retomar a intensidade é um tipo de esforço extremo para o corpo. Nessa situação, há uma descarga de catecolaminas, hormônios do stress, que enviam para o organismo a mensagem de que ele está em perigo e, por isso, tem de atacar suas últimas reservas de energia, no caso a gordura abdominal”, explica Luiz Riani, médico pesquisador de fisiologia do esporte da USP.
Qualquer atividade física queima carboidratos. Poucas, no entanto, chegam ao estágio de queima dessa gordura. Nos exercícios intensos intervalados, esse estágio é sempre alcançado. “Ela é a reserva de energia mais primitiva do homem, a mais difícil de ser usada. Por isso existem tantas pessoas que malham e não perdem a barriguinha”, completa Riani. (...)

Brett Klila e Chris Jordan, especialistas em treinamento do Human Performance Institute, criaram uma série de exercícios que duram 7 min e 50 seg. entre cada um dos exercícios é dado um intervalo de 10 segundos, e, é necessário apenas uma cadeira como equipamento. Quem quiser fazer pode começar fazendo uma sequência de 10 em cada tipo de exercício e, assim que for melhorando o condicionamento, vai aumentando gradativamente o número de série e repetições.


Bom gente é isso, para quem tiver interesse em praticar esse tipo de atividade de alta intensidade, eu aconselho entrar em contato com seu cardiologista e seu treinador físico para saber se você está apto a fazê-lo e se é realmente interessante para a sua condição física.
E lembrem-se o mais importante é boa alimentação e praticar qualquer exercício, movimentar o corpo pra mandar aqueles quilinhos para o espaço rsrsrs...
Grande beijo!!! :) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário